Os profetas maiores

Os profetas maiores

São cinco, os Profetas maiores. O primeiro conjunto de cinco livros dos profetas no Antigo Testamento é chamado de “profetas maiores” por causa do volume do seu conteúdo literário. É o conjunto dos mais extensos livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia cristã. Apesar de conter apenas cinco capítulos o livro de Lamentações e doze capítulos o de Daniel, ambos pertencem ao grupo dos profetas maiores.

O termo "profeta maior" é de origem cristã, visto que a Bíblia Hebraica não agrupa esses livros em seqüência e nem mesmo inclui o livro deuterocanônico de Baruque. O agrupamento mais similar a este na Bíblia Hebraica é "Os Profetas" ou Nevi'im. 

É digno de nota que o termo "maior" refere-se ao tamanho, não à importância. Os livros proféticos menos extensos são chamados Profetas Menores. Também pode-se denominar, como profetas "maior" não pela qualificação e sim pelo tempo que duraram profetizando . Fonte: Alguns trechos do Wikipedia.

Segue abaixo a ordem em que estão na Bíblia Sagrada com seus nomes e a quantidade de capítulos :


Isaías - 66 capítulos

Jeremias - 52 capítulos

Lamentações de Jeremias - 5 capítulos

Ezequiel - 48 capítulos

Daniel - 12 capítulos (listado no Ketuvim da Bíblia Hebraica)

Conheça também : OS PROFETAS MENORES

14 comentários:

  1. 4 ENTAO, DANIEL, EZEQUIEL , ISAÍAS E JEREMIAS.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Anônimo, os profetas maiores são 4, os livros dos profetas maiores são 5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque nos livros então dissem que são 5 profetas se são 4 em???

      Excluir
    2. 05 LIVROS . 04 ESCRITORES E TODOS DIRECIONADO PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS .

      Excluir
    3. São 5 mesmo, se vocês prestarem um pouco mais de atenção verão que dos 4 citados à cima, faltou citar Baruque, que, como foi dito, não consta na bíblia HEBRAICA.

      Excluir
    4. pelo que estudei são 4 maiores são ISAÍAS ,JEREMIAS,EZEQUIEL E DANIEL e os menores são 12,a começar pelo PROFETA OSÉIAS ATÉ MALAQUIAS ;LEGAL?

      Excluir
    5. BARUC NÃO EXISTE ,ELE NÃO FOI INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS ,É UM LIVRO APÓCRIFO ,ESCRITO PELO PRÓPRIO HOMEM ,NA VERDADE TEM 7 LIVROS A MAIS NA BÍBLIA CATÓLICA ,QUE SÃO APÓCRIFOS ,NÃO TEM INSPIRAÇÃO,APESAR DE SER BONITO ,MAS,NÃO SÃO DAS ESCRITURAS SAGRADAS

      Excluir
    6. LAMENTAÇÕES FAZ PARTE PORQUE FOI UMA LAMENTAÇÃO MAS O REFERIDO JÁ ESTÁ ESCRITO JEREMIAS ,NÃO É NECESSÁRIO CITAR MAIS UMA VEZ O NOME DELE .

      Excluir
  3. gildosilva29@gmail.com6 de março de 2013 21:30

    São 5 conte comigo Isaias, jeremias, lamentações de jeremias,Daniel e Ezequiel, o livro de lamentações antigamente era um unico livro anexo ão jeremias mas depois da Septuaginta(tradução do hebraico para o Grego) foram separados, ok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, vc está contando os livros ou os profetas? Porque para mim são 5 PROFETAS, contando-se com Baruque, e 6 LIVROS, contando com Lamentações de Jeremias.

      Excluir
    2. carlosan878 , os livros são 5 e os profetas são 4. O livro de Baruque não foi mencionando porque a Bíblia analisada é Protestante. O livro de Baruque está presente na Bíblia Católica.

      Excluir
    3. São 5 Daniel, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Esdras pois escreveu Crônicas I e II

      Excluir
  4. são 4 livros,não são por volume são por período e reinado

    ResponderExcluir