Satanás, a antiga serpente


Você sabia que o personagem bíblico chamado de serpente se refere a satanás?

Isso mesmo, o nosso adversário, o inimigo de Deus, aquele ao qual Jesus citou várias vezes e está registrado no Novo Testamento!

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. (Apocalipse 20:2)


A palavra satanás vem do hebraico (adversário/acusador).

Observem algumas características e comportamentos desse personagem bíblico:


Ele acusa os seres humanos diante de Deus.

E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. (Zacarias 3:1)

Jesus Cristo foi tentado por satanás quando estava em jejum no deserto.

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mateus 4:10)

Jesus nos mostra que satanás aprisiona as pessoas através de enfermidades.

E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? (Lucas 3:16)

Aqueles que seguem a satanás se desviam do caminho de Deus.

Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás. (I Timóteo 5:15)

Satanás tem um reino.

E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?(Mateus 12:26)

Ele entra nas pessoas para usá-las.

Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. (Lucas 22:3)

Se levanta contra o povo de Deus.

Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel. (I Crônicas 21:1)

Imita as coisas de Deus.

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. (II Coríntios 11:14)

Impede as pessoas de realizarem a obra de Deus.

Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. (I Tessalonicenses 2:18)

Coloca enfermidade nas pessoas

Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. (Jó 2:7)

Rouba a palavra de Deus do coração das pessoas.

E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. (Marcos 4:15)

Gosta das coisas carnais e não das espirituais.

Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. (Mateus 16:23)

Tem seus próprios mensageiros.

E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. (II Coríntios 12:7)

Tem suas próprias sinagogas.

Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. (Apocalipse 2:9)


Quando possível, ele vence os cristãos.

E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás. (II Coríntios 2:10)


E tem muitas outras características, comportamentos e informações sobre satanás, que se encantram nas Sagradas Escrituras.

Oremos a Deus para ter descernimento espiritual e revestimento da armadura de Deus para resistir contra as astutas ciladas desse inimigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário